Sobre a parceria

50 parcerias municipais pelo clima

No ano de 2014 o município de Brusque foi selecionado pela Engagement Global a participar da 4ª etapa do projeto “50 Parcerias Municipais pelo Clima” junto ao Distrito de Karlsruhe, na Alemanha, que já tinha parceria com o município desde o ano de 2011.

Sobre a Parceria

Objetivo do Projeto

O objetivo do projeto “50 Parcerias Municipais para o Clima ” é desenvolver programas, traçar objetivos e alocar recursos às políticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Em Brusque, o projeto é realizado em cooperação entre a Prefeitura de Brusque, através da coordenação da Fundema e o distrito alemão de Karlsruhe, através da coordenação da Agência de Meio Ambiente e Energia, e conta com o apoio do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE entre outros parceiros. No período de 2 anos houveram visitas técnicas entre os parceiros para a elaboração de um plano de ação a curto, médio e longo prazo com o tema principal “Desenvolvimento Urbano Sustentável”. Contemplando ações previstas neste plano foram iniciados três projetos: Implementação de iluminação de LED em vias públicas, instalação de estações SMIGHT em Brusque, programa de mobilidade sustentável e análise de potencial solar, todos com financiamento da Engagement Global.

Realização

Lançado em 2011, o projeto é realizado pela ENGAGEMENT GLOBAL/ Centro de Serviços para os Municípios em Um Só Mundo (SKEW) em cooperação com o Grupo de Trabalho Agenda 21 do Estado federado da Renânia do Norte-Vestfália (LAG 21 NRW), com verbas do Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da República Federal da Alemanha.